quinta-feira

Minha mesa preferida - Tulipa by Eero Saarinen

Quase todos os clientes já ouviram e conheceram durante as reuniões essa mesa, pois, sempre faço questão de apresentá-la. Quando comecei a me interessar por Arquitetura, depois de desistir de Medicina, comecei a "buscar" informações sobre o que seria design e arquitetura... Logo no início me deparei com a mesa Tulipa do designer finlandês - Eero Saarinen.  Muitos me perguntam porque eu gosto tanto?!! e a resposta é simples: Eu admiro  a pureza da forma atemporal que ele conseguiu, não  somente na Tulipa, mas em todos os outros projetos. Vocês já se imaginaram comprando um carro de 1956 parecendo que acabou de ser da fábrica? É mais ou menos isso que sinto com este tipo de mobiliário... Como no  filme " de volta para o futuro"... É um mobiliário sem pré-requisito... entendem? (sou meio confusa!!!) [risos!!!]

Vou contar a vocês um pouco mais sobre esse designer que merece toda nossa atenção. 

Eero Saarinen (1910 - 1961) nasceu em Helsinque, Finlândia. Filho do famoso arquiteto Eliel Saarinen, emigrou para os Estados Unidos com sua família no início da década de 20.
No final dos anos 30 iniciou uma sociedade com Charles Eames, que culminou no desenvolvimento de uma série de móveis inovadores, dentre os quais vencedores do concurso "Organic Design in Home Furnishings" promovido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em 1940.
Esses produtos utilizavam inovadoras matérias-primas para o ramo do mobiliário da época, como resinas plásticas e fibras de vidro, até então só utilizadas em áreas industriais. Essa antevisão de profissionais como Saarinen acerca de novas tecnologias foi diretamente responsável pela grande revolução do design de produtos no século 20.
Saarinen trabalhou no atelier de seu pai até a morte dele (1950). Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1948), e a coleção Pedestal, com as famosas cadeira e mesa Tulipa (1956).

Com a leveza de um traço simples, a mesa Tulip/Saarinen, um dos maiores exemplos do design atemporal, é presença constante nas ambientações de interiores contemporâneos. Criada originalmente com tampo e base circulares, tinha como objetivo possibilitar o uso com várias cadeiras por não possuir pernas nas extremidades. A inovação de seu desenho é traduzida em sua base delgada que se une ao tampo em um refinado apoio por formas de cones convexos, distribuindo elegantemente as cargas aplicadas.





  








Um comentário:

  1. As Mesas Saarinen são mesmo maravilhosas, imagine com todo esse design e sofisticação serem criadas nos anos 50, genealidade do Designer Eero Saarinen, as minhas são da Artezanal, uma das maiores fabricantes dessas mesas no Brasil, possuem qualidade e excelentes preços, vai ai a dica, o link deles esta ai abaixo
    https://www.artezanal.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...